Feijão de Corda

Produtora com foco em cultura, criatividade e educação. Quer saber mais? Venha #DarCorda com a gente!

Iluminare: Welcome to the jungle

Após se formar em Comunicação, Paulo Vitor arrumou as malas, cruzou o oceano Atlântico e foi se especializar em marketing digital na Twin Group em Londres. No seu retorno a Salvador trabalhou nas agências Opus Comunicação e Nuve, e fundou a Confraria Insights, que em parceria com a Feijão de Corda oferece o curso Iluminare, que faz parte do projeto de Formação Criativa.

O Iluminare, que acontece neste sábado (07) será ministrado por Paulo e traz para o público baiano uma proposta prática da área digital, ensinando aos profissionais como aproximar as marcas dos consumidores e orientar na mensuração e monitoramento dos resultados obtidos através da web, transformando essas informações em insights. Quer saber mais? Então confere o bate papo que tivemos com Paulo:

Feijão de Corda:  Você poderia adiantar um pouco do que está preparando para o curso Iluminare?

Paulo Vitor: Durante o curso Iluminare vamos falar da importância de produzir um conteúdo baseado no monitoramento da opinião dos clientes que utilizam sua marca. Umas das novidades para esse curso é uma das metodologias que conheci em um workshop da Hyper Island*.

*A melhor escola de mídias digitais do mundo, localizada na Suécia.

FC: Para você, qual a importância do marketing digital para uma marca hoje em dia?

PV: Hoje o digital está combinado de tal forma com as ações on-line que não podemos pensar de outra forma a não ser em conteúdo e narrativas multidisciplinares. O digital permite aos clientes campanhas mais assertivas e com uma maior facilidade de reduzir erros e otimizar verbas.

FC: O que mudou para as marcas após o marketing digital? Uma marca consegue sobreviver sem estar online?

PV: O ambiente digital mudou diversas percepções antigas que ainda estão bastante comuns no mercado de comunicação baiano, porém hoje as marcas estão na internet independente de querer ou não, pois as pessoas estão comentando a todo o momento sobre sua marca de forma positiva ou negativa. Essa informação já está na rede, porém precisa que você veja isso.

FC: Como resultados digitais podem ser usados em favor de uma marca?

PV: Uma boa estratégia do uso de digital pode gerar resultados expressivos para marcas e ainda melhorar a relação consumidor e marca, algo que outros braços da comunicação muitas vezes são ineficientes.

FC: Muito se fala em Facebook, Twitter e Instagram, mas existem outras redes. Como o profissional deve se comportar frente a essa variedade para trabalhar as marcas?

PV: Hoje temos milhares de redes sociais e os profissionais que trabalham com as marcas precisam entender essas redes para realmente trabalhar com o mix que melhor se adéqua ao cliente.

FC: O que te fez seguir o caminho do Marketing Digital?

PV: Meu trabalho com Digital iniciou ainda no orkut quando trabalhei com comunidades e estudos de público nos meados de 2007. Desse período até hoje meu foco sempre foi trabalhar com digital e a integração com outras formas de comunicação.

FC: Como está o mercado para quem quer entrar na área de conteúdo e monitoramento de redes sociais? E como você imagina esse mercado no futuro?

PV: O mercado digital está crescendo a cada dia. Hoje o mercado tem mais vagas do que profissionais de digital aptos a trabalhar. Essas pessoas muitas vezes saem da faculdade sem experiência profissional e exemplos práticos. Por isso a importância de cursos práticos que buscam levar as pessoas para a real prática da área.

FC: E para finalizar, o que você diria para quem quer entrar nesse mercado?

PV: Minha sincera opinião é simples: Welcome to the jungle…

Deixe uma resposta

Visit Our BlogVisit Our BlogVisit Our Blog