Feijão de Corda

Produtora com foco em cultura, criatividade e educação. Quer saber mais? Venha #DarCorda com a gente!

Entrevista com Thais Alves, idealizadora do Leiturinhas Musicadas

Postado por em out 1, 2014 em Entrevistas, Teatro | Sem comentários

Fotografia: Erica Almeida

Enquanto ensaiava o Leituras Musicadas, versão para o público adulto, a atriz Thais Alves começou a reparar em duas crianças que por brincadeira começaram a participar do ensaio. Foi aí que ela teve a ideia de transformar o espetáculo para adultos em uma versão para o público infanto-juvenil, surgindo assim o Leiturinhas Musicadas!

O projeto que tem como objetivo apresentar e atrair de forma lúdica e educativa a literatura, teatro e a música, traz a obra Flicts de Ziraldo em um espetáculo cênico-musical que promete encantar o público do espaço Caixa Cultural Salvador. Serão duas temporadas de 02 a 05/10 e 09 a 12/10, às 16h (quintas e sextas), 15h30 e 17h (sábados e domingos). E o melhor, para participar basta trocar um livro infantil conservado por um ingresso.

E para vocês saberem mais sobre o Leiturinhas Musicadas, fomos bater um papo com Thais, onde ela nos conta um pouco mais sobre o projeto, a expectativa para o espetáculo, como é trabalhar com crianças, além de falar sobre a participação de Lara Leal, que tem 11 anos e integra o corpo de atores do projeto.

Thais, conte-nos um pouco de onde surgiu a ideia de criar o Leiturinhas Musicadas?

Thais Alves- A ideia surgiu devido à existência da versão adulta, Leituras Musicadas, que estreou em 2007. A primeira vez que tive esse insight foi em 2010, na casa de uma das atrizes. Estávamos lendo os textos e duas crianças, filhas das atrizes que participavam da leitura, começaram a dar sugestões e a ouvirem o texto com as suas bonecas. Daí pensei: “poderíamos fazer com elas também. E aí nasceu com essas crianças: Leiturinhas Musicada, filho de peixe, peixinho é”.

O projeto é um ciclo de leituras cênico-musicais, como funciona isso?

TA- É um dialogo entre a literatura, teatro e música. Posso explicar melhor dizendo que é uma leitura dramática performática musicada. Todas as artes dialogam e interagem de forma fluida.

No elenco há uma atriz mirim, a Lara Leal. Qual a participação dela no espetáculo? Como é trabalhar com uma criança no grupo?

TA- Sim, no elenco desta Leiturinha para a Caixa Cultural Lara Leal participa. Ela é excelente e talentosa e faz as Leiturinhas desde muito pequena comigo.  As participações das crianças são essenciais no projeto. Fazer esse trabalho com crianças− muitas que já participaram de outras Leiturinhas também, todas com seu talento lindo e particular− dividir o palco com elas é um grande aprendizado. É a magia do encantamento pleno.

Fotografia: Erica Almeida

Você já fez espetáculos para adulto? Qual a diferença de trabalhar com o público infantil?

TA- Sim, já fiz vários espetáculos adultos. Mas trabalhar com crianças é o meu maior encanto, algo fabuloso. Você aprende tanta coisa… É tão sincero, espontâneo, e eles creem na essência daquela magia de forma absoluta.

E qual a expectativa para o Leiturinhas Musicadas deste ano?

TA- Estou muito feliz, esse é o projeto dos meus sonhos, já fiz muitos aqui em Salvador, mas, as Leiturinhas Musicadas é o meu amor. Sinto-me feliz e grata por poder expandir mais e mais o projeto, e essa oportunidade veio da Caixa Cultural. Uma grande porta que se abre! Estamos todos muito felizes. 

Por que a obra Flicts de Ziraldo foi a escolhida para ser tema do espetáculo deste ano?

TA- Eu adoro os livros de Ziraldo. Amo a forma como ele transmite suas mensagens.  Flicts… A história é de uma cor que não existe e ela precisa se encaixar em algum lugar para existir. Essa necessidade da busca, da aceitação, do “se encontrar.”.

O que o público pode esperar da temporada deste ano?

TA- Pode esperar um espetáculo lindo, cuidadosamente delicado e bem divertido.

Para você, qual a importância do teatro na formação da criança? 

TA- Para mim, o teatro, a arte em geral,  ajuda na formação da cidadania, educação, e de forma mais espiritualizada respondo: entra na alma, e nos faz aprender cada dia mais, nos tornando mais humanos.

Leiturinhas-Musicadas---Divulgação-6-(Créditos-Erica-Almeida)

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Visit Our BlogVisit Our BlogVisit Our Blog