Feijão de Corda

Produtora com foco em cultura, criatividade e educação. Quer saber mais? Venha #DarCorda com a gente!

Ciclo de palestras gratuitas sobre os 100 Anos da Avenida Sete, na CAIXA Cultural Salvador

Postado por em set 18, 2015 em Sem categoria | Sem comentários

 

100 Anos Avenida Sete

A construção da Avenida Sete foi polêmica no seu tempo e após a inauguração constatou-se que se tratava da maior obra de requalificação urbana até então realizada em Salvador. Provocou grandes impactos no cotidiano da população, em especial no que diz respeito a sua gradual transformação de área eminentemente residencial em área comercial. As intervenções imobiliárias com viés de modernização realizadas a partir da década de 40 também provocaram grandes mudanças, algumas questionáveis.

Para contar essa história e outras em relação ao impacto da construção, inauguração e ocupação da via pública, a Expo 100 Anos da Avenida Sete traz três pesquisadores baianos, para um ciclo de palestras a ser realizado na CAIXA Cultural Salvador, de 22 a 24 de setembro, das 10h30 às 12h, com entrada franca, na Galeria Mirante.

As vagas são limitadas, sendo 50 por palestra (mediante ordem de inscrição) e para participar o interessando deve inscrever-se pelo e-mail curso@feijaodecordaprodutora.com.br.

Programação

22/09: “O impacto da Avenida Sete e sua arquitetura na renovação urbana de Salvador”.

Por: Francisco Sena. Acadêmico da Academia de Letras da Bahia e ex-presidente da Fundação Gregório de Mattos.

23/09: “A Avenida Sete e a sua dimensão cultural e religiosa”.

Por: Professor Cândido Silva. Doutor em História pela USP.

24/09: “Sociologia da Avenida Sete. A ocupação do espaço, a sua vocação comercial e seu impacto na comunidade”

Por Edwalter Lima. Mestre em Arquivologia pela UFBA e Coordenador do Memorial Waldelois do Rego.

Exposição:

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, no período de 1º a 30 de setembro, a “Expo 100 anos da Avenida Sete”, que traz 40 painéis temáticos com imagens antigas e textos que abordam os diversos momentos da avenida. Com curadoria do jornalista Nelson Cadena, um dos destaques da Expo é o confronto de imagens da Avenida Sete do passado e do presente com fotos atualizadas, feitas do mesmo ângulo, por Marisa Viana, autora de vários livros de fotografia sobre a cidade. A amostra selecionada contém imagens dos acervos de Marisa Vianna, Nelson Varón Cadena, Fundação Gregório de Mattos e Museu Tempostal. Livre para todos os públicos, a visitação acontece sempre de terça a domingo, das 09 às 18h, gratuita.

100 Anos Avenida Sete

Maiores informações:

CAIXA Cultural Salvador

R. Carlos Gomes, 55 – Centro

Tel.: 71 3421.4200

 

 

Deixe uma resposta

Visit Our BlogVisit Our BlogVisit Our Blog